Muitas coisas me revoltam! Muitas mesmo! Mas tem algumas que não só me revoltam, também tiram todo o respeito que tenho por determinados grupos, determinadas idéias.
Evangelizar é algo muito difícil! É subir os morros, ir às periferias, falar do amor de Cristo com quem mal sabe o que é amar. É falar do amor de Cristo com quem acha que isso é caretice, dar a cara à tapa, se doar pelo resgate de outros. Isso tudo é muito difícil! Muito mesmo! É preciso persistência, porque nem sempre se vê retorno. É preciso coragem, porque nem sempre se é bem vindo. É preciso renúncia, porque de algumas coisas será necessário abrir mão. É preciso paciência, pra ir com a calma necessária. É preciso constância, pra não perder oportunidades. Não é fácil, mas o que está em jogo são vidas! São almas, vale a pena!
O que me deixa enraivecido (e espero que, passado esse desabafo, essa raiva se amenize), é o trabalho que algumas pessoas, igrejas, denominações ou grupos fazem. Visando angariar membros, aumentando o seu rol e produzindo mega-igrejas, se empenham em convencer pessoas que já foram constrangidas pelo amor de Cristo e que estão trabalhando em outras igrejas, a se ajuntarem a eles. Prometem o mundo inteiro. Cargos, lideranças, tentam demonstrar que em suas igrejas a galera é “mais animada”, o trabalho é mais “avivado”, mais interessante e acabam levando essas pessoas a abandonarem o ministério em que atuam, o grupo com quem congregava, a galera que sempre esteve ali. As vítimas geralmente são as pequenas igrejas e aquelas que passam por um momento difícil, aquelas que mais precisam da força dos membros.
Você vê as pessoas que seguram as rédeas com você, que trabalhavam com você, se vendendo às empolgações de grupos que só querem ostentar mega instituições! Isso é pescar em aquário! É ir atrás daquele que já não é mais arisco, aquele que já está produzindo em outro lugar, que é necessário em outro lugar. É querer crescer a preço do desfalque dos outros. E quem trabalha na igreja sabe, principalmente em pequenas igrejas, o quanto o trabalho de cada pessoa é importante.
Que fique claro! Encher igreja de membros de outras igrejas não simboliza crescimento, não no reino! É mais uma simulação maliciosa que demonstra a baixeza, imaturidade e covardia de alguns. Quer que sua igreja cresça? Que vá alcançar quem ainda não foi alcançado! Não seja covarde! Tem gente morrendo sem Cristo lá fora! E quem abandona seus companheiros no momento de crises e dificuldades para participar de algo mais interessante ou “animado”, nunca mereceu mesmo estar no meio deles.
A quem ainda não se vendeu, permaneça firme, sua congregação precisa de você e de sua força, da sua garra! Seja forte!
Fica o desabafo!
Fica o desabafo!
por Samoel Jr.
De algum tempo pra cá tenho ouvido a seguinte frase: "O Brasil já ta mais que evangelizado!" Profundo Absurdo!!!! Tem tanta gente que ainda não conhece a Deus de fato. Às vezes as pessoas não seguem a Jesus por não conhecerem que realmente Ele é. Por vezes é apresentado uma pseudo-evangelho, medíocre e que foge completamente daquilo que o Senhor nos ensinou. Como a função de evangelizar requer oração, consagração, comunhão com Deus, creio que seja por isso que tem tanta gente pescando no aquário do vizinho.
ResponderExcluirP.S. Adorei a postagem...